Saiba como as imagens são formadas em monitores CRT – Catode Ray Tube (Tubos de raios catódicos).
- Canhão de elétrons – os elétrons são emitidos a partir do aquecimento de um filamento, acelerados através de uma grade negativa e dirigidos até a tela
- Eletrodo de controle – regula a intensidade de luz emitida num ponto da tela
- Bobina de varredura – duas bobinas que geram campos magnéticos ortogonais entre si ao fluxo, fazem com que o feixe de elétrons varra a tela sequencialmente, linha após linha
- Tela – fina camada de fósforo, atingido pelo feixe de elétrons, torna-se incadescente (fluorescência ), o fósforo continua a emitir luz mesmo cessado o feixe (fosforescência). O tempo que fica “aceso” é denominado tempo de persistência
- Grade de focalização – dirige os feixes de elétrons para suas respectivas células (monitores coloridos)
Veja como funciona o tratamento da Shadow Mask (Mascara de Sombras).
- Uma máscara de sombra é uma tela de metal fina, toda perfurada por onde passam os três feixes de elétrons para focar em um único ponto na superfície de fósforo do monitor CRT.
- Ajuda a controlar os feixes de elétrons para que atinjam o fósforo correto com a intensidade correta para criar a cor desejada e formar a imagem no monitor.
Tecnologia usada para DOT PICTH.
Dot pitch é um indicador da nitidez da imagem exibida,
medido em milímetros (mm). Quanto menor o número, mais nítida é a imagem. A
medição do dot pitch
depende da tecnologia utilizada.
CONCEITOS
Memória necessária
(resolução horizontal) x (resolução vertical) = número total de pixels
número total de pixels) x (número de bits por pixel)/8 =
número de bytes de memória necessário
Exemplo
640 x 480 = 307.200 | 307.200 x 24/8 =
921.600 bytes de memória requerida
1280 x 1024 = 1.310.720 | 1.310.720 x 24/8 =
3.932.160 bytes de memória requerida
Resolução
máxima: em um monitor de 14” (286x215mm) com dot pitch de
0.28mm:
Rx =
286/0.28 = 1024 colunas (Resolução Horizontal) Ry =
215/0.28 = 768 linhas
(Resolução
Vertical)
Razão de aspecto (Aspect Rate) – relação entre suas dimensões horizontais e verticais, nos CRTs derivam das TVs convencionais 4:3
Razão de aspecto (Aspect Rate) – relação entre suas dimensões horizontais e verticais, nos CRTs derivam das TVs convencionais 4:3
Retangularidade –
propriedade de apresentar a mesma escala tanto na horizontal como na vertical.
Exemplo: 640 / 480 = 800 / 600 = 1024 / 768
Vinicius Figueiredo Dias
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